Em que posso te ajudar?
Querido filho, preferi te escrever esta carta para colocar alguns sentimentos meus. Venho percebendo que muitas orientações que tenho te dado, para ajudar na sua organização, não tem funcionado muito, e você diz que não tinha conhecimento destas. Então acredito que escrevendo talvez seja uma forma melhor de atingi-lo.
Veja bem, algumas regras precisamos por para o bom convívio da família, mas também para seu bem estar. Esse bem estar você vai alcançar quando houver menos pressão sobre você. E essa pressão só diminui quando você passa a se organizar melhor.
Veja filho. Deus te deu a glória de ter um pai e mãe ao seu lado, dia a dia, para lhe orientar e ajudar. Quantas crianças não dariam tudo seu para ter um papai e uma mamãe ao lado.
Olha, uma bebezinha do berçário acabou de perder seu pai, que faleceu hoje. E ela tem só dois aninhos. Ela não terá um papai por perto para ajudá-la. Ela não reclamará das chatices das broncas do papai. Não se queixará de fazer caminhada com ele.
E nós estamos aqui para ajudá-lo, e por vezes você não aceita essa ajuda.
Combinamos que você deveria Arrumar suas coisas ainda de noite você se organizou assim por uns dois dias e depois deixou de lado. Por quê? Por não ter consequências? Por não achar importante para a mamãe? Por achar que as manhãs corridas são melhores do que aquelas em que temos tempo para rezar e agradecer a Deus por nos ter dado mais um dia de vida em família?
Combinamos que Suas lições de casa seriam feitas imediatamente ao chegar em casa, mas você chega em casa e fica perambulando para lá e para cá, olha a TV, mexe no net, vai no banheiro, fala ao telefone,...e as horas vão passando. Quanto tempo você levaria para estar livre das lições? Como estaria sua mente se você acabasse sua lição logo, iniciando as lições assim que chegasse em casa? Será que você não percebe como a mente fica tranquila quando tudo está em ordem? Você não percebe como a mamãe fica feliz quando chego em casa e você já está "Livre" para fazer o que quiser pois o mais importante está feito?
Pois é! Hoje, com muita tristeza, enviei uma foto minha com você para a professora Claudia, pois grande seria a minha vergonha em não ver a minha foto no filme que a pro Claudia vai fazer. Poxa, é do Dia das mães. Você não conseguiu por isto na lista de importância. Seus jogos, figurinhas e bate-papos foram mais importantes do que isso.
Combinamos que você limparia as fezes da cachorra todas as manhãs. Filho... lembre-se de alguns dias atrás....o quanto vocês queriam uma cachorrinha. Papai estava irredutível em aceitar. Mas pais sempre pensam em seus filhos, e achamos que valeria a pena dar esta satisfação de criança a vocês. Foi um imenso esforço para o coração do papai. E então? Nosso único pedido é que você recolha as fezes pela manhã. Difícil? É muito o que pedimos? Poxa, papai e mamãe têm ajudado muito com a Lysa. Temos levado ao médico, feito exames, abrimos nossa casa para ela estar feliz. E você, o que fez para retribuir? É justo com sua irmã que ela perdesse a cachorra porque você não quis colaborar?
Combinamos que "você só comeria 1 alimento energético por lanche", e de repente eu apareço no pátio e vejo você comendo 2 caixinhas de bolacha com chocolate + chocoleco. É justo com você? A quem você está enganando senão você mesmo? Quem engorda ou fica agitado é você... e é você que sofrerá as conseqüências das suas escolhas. Pois isso é uma lei de Deus – Deus nos deu livre arbítrio para que possamos fazer nossas escolhas, mas também nos deu a lei natural de sofrermos as consequências por nossas escolhas.
Combinamos que Você precisava equilibrar sua alimentação em casa. Mas você faz das noites que têm legumes um festival de drama. Não vai ter que comer,mesmo? Então pra que atrapalhar o jantar da família com dramas? Não somos nós que teremos saúde melhor. E sim você. É por você nosso esforço, não por nós.
Agora você quer desistir do inglês. Mas viajar e passear pelos Estados Unidos você sempre quer! E então cadê o ganha-ganha? Você dá um pouco, e nós damos um pouco. Não é justo que a balança pese mais para um lado, é? È tão difícil assim dedicar algumas poucas horas da semana para fazer algo que te valerá a pena no futuro.
Você é um garoto esperto e inteligente, também muito amoroso. Mas não está sabendo colocar o que é mais importante em primeiro lugar – o bem estar de sua família e seu próprio bem estar.
Vamos definir “bem-estar”: é estar bem de saúde, de coração, de mente e de espírito; é o equilíbrio do ser integral. Como está sua saúde, sua aprendizagem, seu coração e sua espiritualidade?
Mamãe e papai sonharam com este filho tão querido, tão esperado por anos. E Deus nos deu este presente. Você acha que agora queremos ver esse nosso tesouro em sofrimento? Sob pressão? Claro que não. Tudo que queremos é vê-lo em paz, em harmonia, curtindo a vida. Mas essa curtição precisa vir seguida da compreensão do que é viver em família e da responsabilidade com seus deveres.
É muito o que lhe cobramos? É pouco o que lhe damos? São muitos os deveres que lhe colocamos? Pense nisso. Lembre-se que te amamos muito. Reflita. E busque seu caminho de harmonia.
Beijos. Com Amor. Mamãe.