top of page
Explore Brush Script Photo Facebook Cove

Internet X Escola, uma parceria?

Muita gente critica o uso da internet pelas nossas crianças e adolescentes, mas não sabem nem, ao menos, dar os motivos reais para isso. Alguns alegam perda de tempo com bate-papos infinitos ou menos tempo com a família. Ou então, que as crianças aprendem bobagens e nada que preste rola na internet. Puro engano. 

 

Felizmente  vários os estudos revelam que a internet não pode ser o vilão. Devemos lembrar que educação é feita através de modelos, e é a família que ditará a forma que desejam tocar o ambiente familiar. Uma família que janta junto raramente deixará de fazê-lo devido à internet em casa. A não ser que pais abram mão deste momento, considerando-o sem importância, e ai assumam que seu filho trocará o jantar em família pelo computador. Ou então que não haja rotina, metas e valores colocados claramente em família, e então, o adolescente não terá um porquê de fazer uma toca pela outra. 

 

Crianças que passam tempo navegando na internet podem, sim, ter um melhor desempenho escolar e obter mais conhecimento que outros. Afinal, a internet é um meio de pura informação. Sejam elas verdadeiras ou falsas, cabe ainda ao leitor fazer as relações entre os fatos e avaliar a veracidade. Ou seja, estão usando sua habilidade de comparação e análise, estão lendo mais, discutindo mais, investigando mais. E ainda trocam informações com outros colegas. 

 

      Cabe à família: 

  • Acompanhar o uso da internet a fim de intervir num uso inadequado da mesma, e não apenas julgar seu uso como vilão da educação; 

  • Criar momentos de família, em que a rotina e o bem estar do momento, superem as necessidades de estar conectados; 

  • Participar da internet e ser um interlocutor do que “rola”na internet junto aos seus filhos, mostrando que está, de certa forma, acompanhando a evolução tecnológica junto ao filho sem pré-julgamentos. 

 

Se vocês, pais, estiverem prontos pra não julgar e sim acompanhar, então conseguiremos, JUNTOS, tornar nossas crianças o MELHOR que elas possam ser.

bottom of page