top of page
Explore%20Brush%20Script%20Photo%20Faceb

Dizer "não" da muito trabalho

Muitos pais queixam-se das dificuldades disciplinares de seus filhos, das birras e das não obediências. Mas quando vem em mente que colocar regras e limites seria a solução, ah, então é melhor achar que o problema não é tão grande assim, e ...deixa pra depois. Depois eu ponho limite. 

 

Quando pensamos em educação podemos optar por várias linhas. Há aqueles que optam por uma linha mais autoritária, num modelo: “não tenho nada a ouvir de você, você me obedece e pronto”. E há aqueles que preferem confundir autoridade com autoritarismo e tomam uma linha de “nada de limites”.  

Encontrar o meio termo: saber ouvir e compreender o filho e ao mesmo tempo colocar o limite devido não é nada fácil. Mas é possível. 

DIZER NÃO É IMPORTANTE. Não podemos ter medo de dizer NÃO aos nossos filhos, nem medo de parecer antiquado, pois é isso que eles dirão a nós. Mas o que percebo é que a maioria dos pais deixa de dizer NÃO porque DIZER NÃO DÁ MUITO TRABALHO. 

Claro. Qualquer regra imposta precisa ser vigiada. Se você proibir seu filho de falar com um amigo, você precisará controlar isso. Se você determinar que seu filho deve levar o lixo pra fora todos os dias, talvez isso seja mais trabalhoso do que você mesmo levar. Se você determinar o horário de fazer a lição de casa, alguém da família terá que se disponibilizar a estar por perto para fazer isso acontecer. E então, por falta de tempo, de disponibilidade ou até de paciência, muitos pais preferem não dizer NÃO. 

Imagine uma cena de supermercado, em que seu filho agarra um pote de doce e começa a fazer escândalo se você tentar tirar. Quantos pais já não cederam à chantagem dos berros para não passar vergonha? Pois é. Não passa vergonha mas não educa o filho. 

Dizer não fará você gastar mais tempo HOJE na educação de seu filho, mas no futuro lhe POUPARÁ horas de brigas, aborrecimentos, problemas escolares e disciplinares. E ai, todo seu investimento em atenção, em dizer NÃO hoje, valerá a pena. 

Dizia Stephen Covey, CRIO FILHOS E NÃO GRAMA. Não importa se a grama do jardim que você pediu pro seu filho cuidar ainda esta amarela e suja. O que importa é que ele precisa aprender que a responsabilidade do cuidar da grama é dele, e a família pode auxiliá-lo, mas não fazer por ele. Se você preferir desistir da ordem dada e cortar a grama de casa você mesmo, então você estará mais preocupado com a criação da grama do que de seu filho 

bottom of page