top of page
Explore%20Brush%20Script%20Photo%20Faceb

Pais e escola uma parceria

Pais & escola = uma parceria que resulta em sucesso  
Escola e família precisam ser parceiros na educação de nossas crianças. Saiba qual sua parte e transforme o futuro do seu filho. 

Eu preciso estar presente na escola de meu filho: isso não significa apenas participar das reuniões e ir em eventos escolares. Significa conhecer a equipe, trocar informações com as professoras, contar as descobertas e as angustias da família e do filho. Nenhuma professora tem bola de cristal, elas precisam de nossa ajuda para compreender o que pode estar se passando com o aluno. 

Eu preciso fazer parte dos seus deveres de casa: não significa fazer por ele, nem ficar sentado ao seu lado o tempo todo. Mas dar atenção às necessidades de tempo e espaço, ajeitar o local propício, escolher o melhor momento da lição, estar disponível para tirar as dúvidas é algo necessário para o seu filho entender que você esta dando importância a isso. 

O processo disciplinar colocado pela escola precisa ser aceito pela família: ainda que você fique em duvida da parcela de culpa de seu filho num conflito ocorrido na escola, jamais desfaça da consequência ou punição colocada pela escola. Seu filho não pode, em momento algum, sentir que você desrespeita o professor dele. Se você tem duvida do ocorrido, converse diretamente com a professora, e você poderá compreender os motivos da atitude dela. Mas não de brechas pra que seu filho ache que possa desrespeitar seu professor. 

Eu e escola precisamos educar juntos: os pais continuam com a função de educar seus filhos, mas agora com ajuda. Não devem se sentir sozinhos na função de disciplinar, assim como a escola também não pode só passar conhecimentos, mas se preocupar também com as atitudes de seu alunos. É preciso haver parceria, e não uma imposição de que cada um deva fazer a sua parte. 

As notas baixas precisam ser explicadas e compreendidas: notas baixas não significam certeza de  problemas sérios, mas são alertas de que algo não esta indo bem na educação ou na vida de seu filho. Por isso, os professores precisam explicar aos pais o que eles sentem que possa ocasionar as notas baixas, assim como pais precisam ajudá-los a descobrir as causas a partir de situações que possam estar ocorrendo em casa ou com amigos.  

   Dicas diretas: escola e pais sendo um só. 

  • Defina horário e local da lição de casa ou estudo de prova junto com seu filho 

  • As lições de casa devem durar entre 1 e 2 horas, não mais que isso. 

  • Desperte as noticias do dia para seu filho: chame atenção para algo novo que ocorreu no país ou para algo que você acabou de conhecer ou saber 

  • Leia notícias, histórias, poesias. 

  • Ajude seu filho com o calendário escolar. 

  • Seja pontual com os horários e datas escolares 

  • Mande-o uniformizado e cumpra as regras escolares, ainda que você não concorde com todas elas. 

  • Estimule seu filho a tirar duvidas na sala de aula. Se ao fazer a lição de casa ele apresentar duvidas, incentive-o dando o caminho pra tirar as duvidas. 

  • Nunca fale mal de um professor ou da escola de seu filho. A escola precisa ter sua autoridade mantida. 

  • Entenda o BOLETIM ESCOLAR de seu filho: entenda cada nota dada para que possa conversar com seu filho. 

  • Use algumas atividades praticas pra mostrar ao seu filho que você esta integrada ao aprendizado dele. 

     

Shirlei de Menezes Rico 

Pedagoga e fonoaudióloga 

Diretora do Colégio Gran Leone 

bottom of page